Foto: Fred Schinke
O adjetivo que melhor define e se aplica aos Lençóis Maranhenses é “paraíso”. Parece exagero, né? Não é!
Esta região dominada por dunas, mangues, rios e lagoas é resultado da água da chuva, capaz de formar um cenário natural único no mundo, chamando a atenção e atraindo visitantes de todos os cantos do globo.
O destino está localizado a noroeste do estado do Maranhão e a 250 quilômetros da capital São Luís, em uma área de cerca de 155 mil hectares, e as principais portas de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão.
Apesar de contar com o Aeroporto de Barreirinhas, que recebe voos fretados de São Luís, os turistas preferem chegar à região por via terrestre, em especial por conta do custo.
Para contemplar a beleza das lagoas de água doce é recomendável visitar os Lençóis durante a temporada de chuvas, de janeiro a junho, quando aquela cena clássica dos retratos turísticos se faz presente. Porém, há atrativos durante todo o ano, incluindo belas praias e vilarejos imperdíveis!
Abaixo, reunimos quatro grandes motivos para você incluir a região nos planos da sua próxima viagem. Confira:
As lagoas de água doce não são iguais
Foto: Fred Schinke
Engana-se quem pensa que as centenas de lagoas que formam os Lençóis Maranhenses são iguais. As poucas áreas que foram batizadas facilitam a organização dos passeios, mas um guia experiente é capaz de encontrar verdadeiras pérolas poucas exploradas pelos visitantes.
Como informação técnica, vale informar que as lagoas se diferem pelo tamanho, formato, profundidade e até pela cor da água. Algumas têm intenso tom de verde, outras se caracterizam mais pelo azul; algumas possuem vegetação, outras com charmosos troncos, criando ótimos cenários para fotos. Esteja preparado para bombar nas redes sociais!
Vá à praia ou faça um passeio pelo rio
Foto: Otávio Nogueira
Por ser uma região cercada por rios e praias, o destino permite investir em outras rotas, como Circuito Vassouras, Mandacaru e Caburé, passeio de lancha pelo Rio Preguiças, com parada em Vassouras, mais especificamente nas lagoas dos Pequenos Lençóis, visita ao Farol Preguiça em Mandacaru, flutuação pelo Rio Formigas e praia de Atins, para citar apenas os mais famosos.
Ou seja: os dias de um turista nos Lençóis Maranhenses é agitado, com muitas possibilidades de passeios. Organização e planejamento são essenciais para curtir ao máximo o destino.
O pôr do sol nos Lençóis Maranhenses é incrível
Foto: Otávio Nogueira
Parece passeio clichê, mas não dá para perder o pôr do sol no Lençóis Maranhenses. Acredite!
A sensação de curtir o entardecer em meio às dunas ou na praia é indescritível. Recomendamos conferir este fenômeno na Lagoa Azul, Lagoa Bonita, Lagoa da Gaivota, Lagoa da Andorinha ou na Praia de Atins.
À noite, Barreirinhas é o point
Foto: Ju Zara
Barreirinhas é o lugar certo para quem precisa de um pouco de agito após um dia de contemplação da natureza. Na avenida Beira-Rio há vários bares e restaurantes que recebem os turistas famintos por quitutes regionais. Vale a visita.
Passeios imperdíveis
A Dreampass preparou um roteiro imperdível para quem está na capital São Luis e pretende conhecer os Lençóis Maranhenses. A viagem começa com um transporte até Barreirinhas, principal ponto de acesso aos lençóis.
Lá, oferecemos duas noites de hospedagem em um hotel simples, mas com ótima localização e infraestrutura completa para o descanso. Durante o dia, os passeios dominam a programação, com direito a Circuito Lagoa Azul, passeio de lancha pelo Rio Preguiças até a praia de Caburé e uma flutuação de boia em Águas Cristalinas. Confira detalhes dessa experiência aqui.
Até o próximo post!